lillapop


Lillapop? Nada. Ando Lillaquieta. Como costuma perguntar um amigo querido: e isso quer dizer o quê?

 



Escrito por lilla às 18h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Imigração Japonesa no Brasil

Centenário será comemorado durante todo o ano de 2008

As comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil serão lançadas oficialmente no país, nesta quinta-feira, 17 de janeiro, no Auditório Vladimir Murtinho, do Palácio Itamaraty, em Brasília, às 10h. Estarão presentes parlamentares e diplomatas de ambos os países e demais autoridades.

O Japão será representado pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Hitoshi Kimura e representado o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o comissário-Geral do Comissariado da Cultura Brasileira no Mundo (CCBM/MinC), Marcelo Coutinho.

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Brasil em 1908, a bordo do navio Kasato Maru, e desembarcaram no Porto de Santos (SP). Vieram atraídos pela oferta de trabalho nas lavouras de café da Região Sudeste. Hoje encontram-se espalhados por todo o país e constituem a maior colônia de descendentes nipônicos fora do Japão, somando uma população aproximada de 1,5 milhão de indivíduos.

O Ministério da Cultura (MinC) tem um espaço destacado nas comemorações dos 100 anos da imigração japonesa, tendo em vista a influência desta população nos costumes e tradições do povo brasileiro, que formam a Cultura do país. O MinC estabeleceu o ano de 2008 como sendo o Ano de Intercâmbio Brasil-Japão e irá promover uma série de atividades culturais em ambos os países, para celebrar a data. O ministério faz parte da Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que reúne vários órgãos públicos federais e é coordenada pela embaixadora Maria Regina Dunlop.

A programação das comemorações ainda está sendo elaborada e será divulgada até o final do mês de fevereiro, junto com a relação final dos selecionados para participar do evento. Os projetos culturais inscritos precisam ser aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, e passar pela aprovação da Comissão Nacional. O MinC integra o Grupo de Trabalho da Cultura, Esporte e Turismo, responsável pela seleção final dos projetos.

A equipe do CCBM/MinC realiza o acompanhamento da tramitação dos projetos inscritos para participar das comemorações, junto à Lei Rouanet, e auxilia o Grupo de Trabalho na seleção daqueles que irão divulgar a Cultura brasileira no Japão.

Saiba mais sobre as comemorações no site da Comissão Nacional: Japão Centenário.

Fonte: Ministério da Cultura

 



Escrito por lilla às 00h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, JOAO PESSOA, Mulher
MSN - lillaferreira@hotmail.com
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Linaldo Guedes
  Poecodebar
  André Ricardo
  Antonio Mariano
  Astier Basílio
  Correio das Artes
  Lau Siqueira
  Daniel Sampaio
  Cronópios
  Márcia Maia
  Loba
  Flávio Machado
  Amanda
  Gildemar Pontes
  Ademir Assunção
  Para Vips.com
  Blogue do fã clube
  Notas do velho safado
  Blog do Buk
  Weder
  Marta
  Mar da poesia
  Camile
  Adalberto dos Santos
  Eu Odeio Isso Aqui!
  Notícias sobre rádio
  Sônia
  carpe diem
  Aguinaldo Mota
Votação
  Dê uma nota para meu blog